O Google Analytics é a ferramenta do próprio Google criada para facilitar a visualização dos resultados de um site, gerando relatórios de dados como número de usuários, cliques, tempo de navegação e diversas outras informações relevantes para quem utiliza o digital como ferramenta de negócio. Para acompanhar a evolução digital, o Google traz atualizações relevantes e necessárias, a fim de que a ferramenta seja sempre atual e capaz de guiar as tomadas de decisão. Atualmente, está no ar a versão UA (Universal Analytics), que conta com mais de uma década de existência. Mas a partir de julho de 2023, o UA deixará de processar dados, e seus relatórios ficarão disponíveis para acesso apenas por mais alguns meses após essa data. Quem chega agora é o GA4, ou Google Analytics 4. E a boa notícia é que com as otimizações dessa nova versão, você pode obter vantagens para aumentar a performance do seu site. Como vai funcionar a atualização do GA4? A atualização do Google Analytics para o GA4 chega com a garantia de ser inovadora e eficaz para as empresas que atualizarem para essa versão, sobretudo no formato de coleta de dados e geração de relatórios. A atualização se fez necessária, sobretudo com a negativa crescente dos usuários em fornecerem seus dados ao acessarem sites. O Google Analytics 4 terá algumas funções básicas, como objetivos e conversões do Google Ads, assim como rodava no Universal Analytics. Porém, o GA4 chega com maior potencial para rastrear usuários, seja em sites ou aplicativos, mas com foco em manter a privacidade. Apesar de garantir o cumprimento da LGPD e a segurança dos dados do usuário, a atualização prevê menos confiança nos cookies primários. Assim, o GA4 vem para aprimorar ainda mais os dados relacionados ao engajamento dos usuários. O GA4 conta ainda com avançada inteligência artificial, capaz de criar modelos e gerar dados de usuários que não permitem seu rastreamento, através de mecanismos que utilizam informações já existentes de como aquele usuário navega e interage com os sites. Saiba o que muda no Google Analytics 4 A atualização do Google Analytics traz mudanças relevantes, sobretudo para e-commerces, aplicativos e outros sites de empresas que atuam com uso de dados para construção de mailing e tagueamento como forma de rastrear o comportamento e preferências dos usuários. Conheça as principais mudanças do GA4: Obtenção de dados otimizada Essa é a mudança mais relevante que a atualização traz, pois a coleta de dados foi totalmente reformulada. Se antes essa coleta era realizada através de sessões geradas, agora os dados serão obtidos por meio de eventos, que se referem às interações que o usuário realiza ao navegar em um site, como clicar em um botão, realizar uma pesquisa, ou visualizar uma página, por exemplo. Dessa forma, os dados não serão obtidos através de cookies, que vêm tendo aumento expressivo de permissão negada dos usuários. Esse novo formato de obtenção de dados se tornou possível pois o GA4 fornece diversos eventos padrão já personalizados. Relatórios personalizados O novo formato de geração de relatórios do GA4 funciona como um sistema de business intelligence, no qual o usuário poderá indicar quais tipos de relatório ele deseja obter da ferramenta. Apesar de parecer mais trabalhoso – afinal, em outras versões os relatórios estavam disponíveis de forma padronizada – o GA4 possibilita a personalização, o que torna os dashboards muito mais assertivos conforme a necessidade do negócio. Importante ressaltar que o painel de controle do GA4 continuará a trazer relatórios-chave no menu, que poderão ser personalizados. Dados integrados a aplicativos Uma grande novidade do GA4 é a integração dos dados de aplicativos com os dados de sites, que possibilita a unificação, facilitando a visualização e análise das informações obtidas. Com essa atualização do Google Analytics 4, podemos nos despedir do Google Firebase, pois com a integração dos dados, o GA4 e o Firebase acabam por se tornar a mesma coisa. Período de armazenamento de dados A atualização do Google Analytics 4 prevê um menor tempo de memória para guardar dados. Empresas que necessitam armazená-los por longos períodos, precisarão dispor de recursos para investir em sistemas como database, com maior capacidade de armazenar informações. O Google recomenda a utilização do BigQuery, plataforma de armazenamento de dados gerenciado sem servidor, que comporta consultas aos dados e conta com recurso de aprendizado de máquina. Recurso de pesquisa inteligente Um recurso que promete ser bastante utilizado no Google Analytics 4 é a ferramenta para pesquisa inteligente, disponibilizada na parte superior entre as páginas. Com isso, será possível fazer perguntas para que o sistema traga os dados dos resultados. Esse recurso vai facilitar a obtenção e busca de informações de diversos tipos dentro da plataforma. 3 dicas para se dar bem com a atualização do Google Analytics 4 Se tudo até aqui estava parecendo muito técnico, ou você ainda não conseguiu ver as vantagens que a atualização do GA4 pode trazer para sua empresa, confira algumas dicas de como se dar bem com essa atualização: Obtenha dados e relatórios personalizados para seu e-commerce Na aba de relatórios é possível acessar o campo de monetização e acompanhar a receita obtida pela sua loja virtual, assim como o desempenho de cada área do site. Já o relatório de compras do e-commerce trará dados relacionados diretamente aos produtos ou serviços ofertados. Analise dados de conversão precisos O GA4 permite que suas conversões sejam mensuradas de forma simplificada através de eventos personalizados. Acessando a configuração, é possível criar um evento de conversão para acompanhá-lo. Para acompanhar as taxas de conversão, o GA4 traz ainda as facilidades de obtenção da taxa de conversão por usuário e também por sessão, dados de alta relevância para compreender o desempenho e efetuar melhorias no site. Obtenha relatórios inteligentes e relevantes em tempo real Os dados trazidos pelo GA4 contam com maior precisão graças a utilização da tecnologia do aprendizado de máquina. A nova versão permite ainda a geração de relatórios que se baseiam em modelagens comportamentais e que podem ser obtidos em tempo real,
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