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Não estou tendo resultado com meu site ou e-commerce, e agora o que fazer?

Saiba como identificar problemas e realizar otimizações para transformar seu site ou e-commerce em um gerador de receita de alta performance.

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Toda empresa tem como objetivo converter seus investimentos em vendas. E quando ela resolve investir em desenvolvimento web, é comum a expectativa ser alta quanto aos resultados, seja no curto, médio ou longo prazo.

No entanto, a maioria das empresas acaba se frustrando rapidamente devido aos baixos resultados. Muitas vezes ignorando que para alcançar resultados e objetivos é necessário planejamento (o que muitas não fazem), tempo e paciência.

E sabemos que, ao enfrentar problemas, a vontade é resolver todos de uma vez. Mas calma, primeiro vamos identificar cada problema e realizar um plano de melhoria.

Nesse momento, a principal solução é analisar o cenário e ações necessárias para que seu site ou loja virtual conquiste grande potencial de crescimento e geração de resultados. Confira a seguir.

Identificando possíveis problemas

Será que seu site ou loja virtual possui direcionamento técnico e estratégico adequados para o público-alvo? Ou mesmo possui as otimizações necessárias para se tornar competitivo no mercado?

Saiba que, muitas vezes, falta atenção ao básico. Por isso, fique atento(a) e analise os fatores que podem estar impedindo que seu público não se interessem, rejeitem ou até mesmo nem cheguem a visitar seu site.

Vamos então verificar o que pode estar impedindo seu site de conquistar resultados e o que fazer:

Performance do site

Verificou se o site está funcionando corretamente? Se possui velocidade e performance que não faça o usuário desistir de visitar seu site? Procure por gargalos de performance, que podem estar na origem do desenvolvimento, como: falhas na programação, falta de armazenamento de dados em cache, tamanho das imagens ou mesmo no servidor da hospedagem. A performance influencia diretamente na primeira impressão do visitante.

Segundo dados da Forrester Consulting, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, até 40% das pessoas abandonam uma página se o seu carregamento demorar mais do que 3 segundos.

Comunicação e conexão

Verifique se o estilo visual, tipo de conteúdo, linguagem e exposição dos produtos ou serviços, se conectam com o público que você definiu em planejamento. E se você não fez um planejamento, aconselho a continuar a leitura para entender a importância dele.

Geração de tráfego

Está realizando divulgação? Seja com anúncios, parcerias ou outros meios de divulgação. É essencial criar fontes de tráfego e garantir que essas fontes conversem com o perfil desejado de cliente. Gerando assim, uma maior conexão e atração de visitas/leads qualificados para o site.

Monitoramento do site

Não está monitorando o que acontece no seu site? É muito importante obter relatórios de tráfego do site para poder verificar se está alcançando as metas e público qualificado. Além de analisar dados sobre desempenho em sites de busca e indexação de conteúdo.

Ferramentas como o Google Analytics e Search Console, que fornecem dados importantes de tráfego e experiência, podem facilitar muito o processo. Por aqui, nossos especialistas realizam análises completas com o auxílio dessas ferramentas, para encontrar as melhores soluções para otimizar cada site e loja.

Experiência do usuário no site

Este muitas vezes acaba ficando de lado, mas é um dos mais importantes. Por isso, verifique se a estrutura, elementos e comunicação do seu site ou loja estão adequados para gerar uma navegabilidade e experiência confortável e estimuladora, como a facilidade do usuário em encontrar o que deseja, de forma rápida.

Uma boa experiência do usuário é responsável por grande parte das conversões.

Jornada de compra

Você conhece bem seu público? É preciso conhecê-lo e entender seus hábitos para assim estabelecer uma jornada otimizada e estimular o visitante a efetuar compra e recompra com sua empresa. 

Conteúdo otimizado

Os consumidores estão em busca de soluções para seus problemas, certo? Por isso, ofereça em seu site informações claras e objetivas dos produtos ou serviços, mostrando bem os detalhes e funcionalidades. Pode-se também incrementar com vídeos e artigos que apresentem dicas e respostas para suas dúvidas ou problemas.

Dicas extras

Otimize com técnicas de SEO

Falando em conteúdo, não podemos esquecer do SEO, que desempenha um papel importante na construção da estrutura do site. Trata-se de um conjunto de técnicas que otimizam o resultado final do projeto do site e são capazes de estimular o alcance e crescimento orgânico no Google, ou seja, sem anúncio pago. Veja alguns pontos para ter atenção:

  • Uso de palavras-chave: são palavras relevantes para o público, utilizadas para pesquisar o que cada um está buscando.
  • Criação de artigos para blog: além de contribuir para o alcance, também gera engajamento e autoridade para a empresa.
  • Endereço eletrônico (URL) de cada página e artigo otimizado
  • Layout adaptado a todos os tamanhos de tela
  • Certificado SSL: item essencial, utilizado como critério de classificação de relevância para o Google.

Monitore resultados e estrutura

E, para você mensurar seus resultados e melhorar a competitividade do seu site, existem algumas ferramentas que podem te ajudar.

O Google Analytics é uma plataforma de coleta de dados, disponibilizados gratuitamente, para que você possa analisar o desempenho, fazer comparativos e identificar possíveis problemas. A plataforma traz números sobre o nível de aceitação, permanência e saída dos visitantes, quantidade de acessos e páginas por período, diferencia novos usuários de recorrentes e diversas outras informações importantes para seu negócio.

Agora, para medir a velocidade e avaliar problemas técnicos do seu site, uma ótima opção é o PageSpeed, também do Google e gratuito, excelente ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar na otimização da estrutura do site avaliando a estrutura de elementos e códigos.

É fundamental fazer o monitoramento dos dados, sobretudo os de conversão, entendendo assim como está o comportamento dos visitantes, os hábitos de consumo dos clientes e o andamento das vendas. Por isso, estabeleça rotinas de acompanhamento, para não ficar para trás e perder oportunidades.

O mercado está em constante evolução, e sua empresa logo pode ficar ultrapassada. Por isso, o trabalho de melhoria deve ser constante. É um esforço que vale a pena, pois garante a competitividade do negócio na internet.

Crie um plano de ação para as melhorias

Algo muito importante, e que não pode ser esquecido, é estabelecer estratégias e planos de ação de acordo com as análises realizadas para solucionar os problemas identificados. Neste processo: defina objetivos, estabeleça prazos, revise o público-alvo, separe um orçamento para a divulgação e o que mais for necessário para possibilitar as otimizações e melhorias que irão gerar mais resultados.

Revise ou crie um planejamento estratégico

Se a empresa ainda não estabeleceu diretrizes e estratégias de marketing e vendas, esse é o momento para alinhar todos os detalhes e expectativas. Para que seja possível direcionar de forma adequada todas as ações e melhorias a serem realizadas.

  • Defina claramente os objetivos desejados na operação de seu site ou loja virtual
  • Alinhe sobre o valor e presença da marca
  • Certifique-se de que o público-alvo desejado atualmente é o ideal, ou se é necessário alterar
  • Detalhe ao máximo o perfil do seu público-alvo, e utilize esta informação para estabelecer o plano de comunicação
  • Planeje temas relevantes para conteúdos para aumentar as chances de bom posicionamento no Google
  • Estabeleça estratégias para aumentar o tráfego no site com leads melhores qualificados. Seja orgânico com conteúdo em redes sociais e ações promocionais, ou com anúncios pagos no Google e redes sociais
  • Defina Indicadores chave de performance, que são os valores que vão definir os reais resultados de acordo com seus objetivos

Conclusão

Viu como em poucos passos você começa a identificar os diversos pontos que podem melhorar os resultados do seu negócio na internet?

Podemos dizer que, realizar melhorias para alcançar resultados pode até exigir um esforço extra, que requer um trabalho coordenado de diversas áreas, mas vale muito a pena, e faz toda a diferença para o seu público conseguir chegar até aos seus produtos e serviços.

E para garantir que está fazendo tudo que é necessário e de forma profissional, é recomendável procurar uma agência com equipe capacitada em desenvolvimento web, análise, planejamento e conhecimento sólido em marketing digital, que esteja pronta para oferecer as melhores soluções em performance.

A boa notícia é que, aqui na Mindage, contamos com ampla experiência em desenvolvimento web e marketing digital para prestar o suporte necessário para o sucesso do seu site ou e-commerce.

Conheça a nossa solução em https://mindage.com.br/trafego-e-performance/ , e saiba como é ter à disposição uma equipe que irá transformar os resultados do seu negócio.

 

 

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