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Regras básicas para montar um e-commerce

Conheça os principais fatores para começar a sua loja virtual e evitar futuras dores de cabeça.

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Dar os primeiros passos para começar a vender on-line, requer planejamento e estratégia, para que seu negócio não seja um aventureiro no meio digital.

O primeiro passo é se capacitar em gestão de e-commerce, buscar conhecimento do mercado escolhido, e se informar sobre as leis e regras básicas para colocar a sua loja para funcionar. E nós estamos aqui para te contar como fazer isso. 

Planejando sua loja virtual

Assim como qualquer negócio, para montar um e-commerce é necessário criar um projeto estruturado e contar com o apoio de profissionais qualificados, para tomar decisões assertivas que guiarão o negócio. 

Por isso, confira a seguir, o que é essencial você saber antes de começar a sua  loja virtual.

Planejamento

É preciso definir prazos, cronograma, investimento, público, produtos, serviços, fornecedores e estratégias.  As parcerias, marketplaces, redes sociais e outros elementos das estratégias estabelecidas.

Como parte do planejamento, inclua a regularização da sua loja para que você possa efetuar vendas pela Internet. Avalie junto a um contador o melhor tipo de CNPJ para a sua loja, seja através da abertura de um cadastro MEI (Microempreendedor Individual), ou outra modalidade mais adequada ao porte do seu negócio.

Logística

A parte logística envolve todo o gerenciamento de estoque, previsão de demanda, reposição, controle de lotes, validade e tudo que está relacionado ao recebimento, entrega e devolução de mercadorias.

Um dos pontos principais que levam a insatisfação dos consumidores, está relacionado a entrega, seja pelo formato, preço ou prazo. Avalie dentre as diversas opções como correios, transportadoras e outras modalidades, a que tem melhor custo-benefício para sua empresa.

Atendimento

Ter qualidade de atendimento e criar conexão com seu consumidor, é o principal ponto que você deve ter atenção. É preciso disponibilizar diversos canais de atendimento para oferecer suporte e tirar as  dúvidas do consumidor, para que ele fale com um atendente e obtenha informações de forma rápida e completa. Acredite, um bom atendimento é uma porta aberta para seu cliente voltar e fazer novas compras.

Tudo o que listamos até agora é o essencial para sua loja funcionar com fluidez e qualidade. E agora é preciso criá-la, estruturar em alguma plataforma de e-commerce, para poder começar a divulgar e conquistar seus primeiros clientes.  

Regras e Leis no mundo digital 

Antes de iniciar suas vendas, você deve ficar por dentro das leis e regras exigidas para poder funcionar e anunciar. Além disso, verifique as normas relacionadas ao tipo de produto que será oferecido.

O comércio virtual possui uma lei específica para ele, a Lei do E-commerce, que regulamenta as vendas feitas pela Internet no Brasil.

Essa lei atende pelo número de Decreto 7.962, e atua como um complemento dos Direitos do Consumidor, e você deve tomar conhecimento dela para evitar problemas futuros. 

Veja 3 pontos fundamentais da Lei do E-commerce: 

A Lei do E-commerce está disponível na íntegra em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/decreto/d7962.htm

Ah, e claro, não podemos esquecer também de disponibilizar em seu site informações como: Termos e Condições de serviços, Política de Frete e Entrega, Política de Troca e Devolução e a Política de Privacidade de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Fique bem atento, pois estes itens fazem parte das exigências do Google para conseguir cadastrar sua loja e poder anunciar no Google Shopping e rede pesquisa.

O Google possui sua própria política de anúncios, que vale ser conferida na íntegra para se adequar às normas e assim seu site não ser penalizado.

Entre as principais diretrizes estão: não veiculação de itens falsificados; não reprodução de conteúdo inadequado como fotos apelativas e palavras ofensivas; proibição de anúncios de produtos perigosos e não legalizados, entre outras regras.

Para veiculação de anúncios em redes sociais, as diretrizes são similares, lembre-se de fazer a verificação das normas completas.

Construa uma loja de alta qualidade e performance

Assim como uma loja física depende de suas instalações e cuidados como bom atendimento, localização e limpeza, o sucesso de um e-commerce depende muito da estrutura do site que será construída para seu funcionamento e divulgação. Por isso, aqui vai um checklist  para você garantir uma loja de alta qualidade: 

Plataforma

Para estruturar a sua loja virtual, é preciso contar com uma plataforma completa que, além de implementar o layout, atue também como o sistema de controle de suas vendas e ofereça outras funcionalidades, como integração com marketplaces e mensageiros e disponibilize relatórios, entre outros fatores necessários para o bom funcionamento da sua loja. 

Por isso é essencial avaliar e decidir pela opção que melhor atenda ao seu negócio, ofereça uma boa apresentação dos produtos e disposição das informações.

Analise sobretudo se a plataforma oferece segurança de dados e gerenciamento de vendas.

A qualidade da plataforma interfere diretamente no funcionamento do seu e-commerce. É importante saber avaliar e escolher a opção mais adequada. Aqui na Mindage trabalhamos com plataformas completas e com os melhores custos-benefícios do mercado, o que nos possibilita desenvolver lojas incríveis, sem pesar no bolso mensalmente. 

Layout e navegabilidade

Nada pior do que procurar um produto e não encontrá-lo devido a falta de organização. Ou ainda, achar o item mas não conter as informações básicas do produto, o que pode dificultar  a compra. Por isso, é preciso utilizar boas práticas, disponibilizando informações completas dos produtos e de fácil acesso, organizar de forma hierárquica categorias e produtos, e o layout não ter um visual poluído ou  desagradável.

Tornar a navegação do consumidor amigável e convidativa é essencial para levá-lo a acessar um maior número de páginas, assim sendo exposto a mais produtos e  ofertas. O grande responsável por isso é o web design, um dos serviços oferecidos pela Mindage, que garante que a experiência do usuário (UX) seja positiva durante sua jornada no site.

Meios de pagamentos e segurança

O usuário precisa estar seguro durante toda a navegação em sua loja virtual, principalmente na hora de efetuar o pagamento, etapa na qual ele colocará informações sensíveis como seu CPF, número de cartão de crédito e endereço completo, entre outros dados. 

Por isso, instalar certificados de criptografia (SSL) e escolher uma plataforma de pagamento conhecida e confiável é essencial para garantir a proteção de dados do seu cliente.

É fundamental seguir as exigências legais e normas de segurança, para evitar multas e penalizações.

Otimização e SEO

Para seu site aparecer nos resultados de busca do  Google, é necessário que ele esteja otimizado e construído com um bom SEO (Search Engine Optimization). 

Algumas técnicas aplicadas como urls customizadas, textos alternativos para imagens e uso de palavras-chave são elementos que ajudarão o seu site a obter melhor posição nos resultados. 

Saiba mais sobre a técnica de SEO em https://mindage.com.br/blog/web/o-que-e-seo-sua-capacidade-de-gerar-mais-trafego-para-seu-website-dicas/

 

Então, se você não quer ter uma breve passagem pelo mundo digital, planeje muito e se informe adequadamente.

Além disso, sua loja precisa de elementos que a torne atrativa aos olhos do consumidor, para gerar cada vez mais vendas.

E para não errar no desenvolvimento do seu e-commerce, conte com a inteligência da Mindage, que conta com diversos cases de sucesso e tem uma equipe especialista para desenvolver seu negócio no mundo digital.

Conheça nosso cases: https://mindage.com.br/cases

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