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Saiba o que pode estar prejudicando as vendas do seu e-commerce

Com a pandemia, o e-commerce alavancou de vez. Em 2022, as pequenas e médias empresas faturaram quase 3 bilhões em vendas, segundo dados do relatório NuvemCommerce. Mas mesmo com um mercado crescendo de forma exponencial, algumas lojas virtuais ainda não conseguem alcançar bons números. Se você se identificou, e se sua empresa está entre as […]

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Com a pandemia, o e-commerce alavancou de vez. Em 2022, as pequenas e médias empresas faturaram quase 3 bilhões em vendas, segundo dados do relatório NuvemCommerce.

Mas mesmo com um mercado crescendo de forma exponencial, algumas lojas virtuais ainda não conseguem alcançar bons números. Se você se identificou, e se sua empresa está entre as que não conseguem resultados, saiba que alguns fatores e erros podem estar interferindo e prejudicando seu negócio. Por isso, continue lendo esse artigo, com certeza ao final dele, você será capaz de identificar falhas que podem estar ocorrendo e saberá como solucioná-las.

O que é preciso para ter um e-commerce de sucesso?

No mundo dos negócios não existe uma receita pronta de sucesso que seja escalável e adaptável a todos os segmentos e tipos de empresa. Mas alguns passos a serem seguidos vão te ajudar a ter um e-commerce de sucesso:

Planejamento de negócio

Todo negócio requer um planejamento que seja capaz de guiar decisões de forma assertiva. Para quem possui e-commerce, é essencial realizar o planejamento mensal, listando todos os valores como custos fixos, variáveis do mês e estoque, por exemplo. Além disso, no planejamento deve ser feita uma análise de ações e iniciativas da concorrência, definição do plano de marketing, estabelecimento de comunicação e definição de público-alvo, que pode ser diferenciado por tipo de produto ou região.

Site

O primeiro passo aqui é colocar-se no lugar do consumidor, enquanto visitante na sua loja. Para que sua jornada seja amigável e ele seja incentivado a navegar pelas páginas do site, é preciso dois fatores:

  • Boa estrutura: pense na jornada que esse consumidor fará até a compra de seu produto ou serviço. Avalie o que pode dar errado nessa jornada de navegação virtual e use essas informações para definir a estrutura do seu e-commerce. A plataforma do site precisa atender de forma eficaz às necessidades do negócio e também do consumidor.
  • Layout intuitivo: o layout precisa ser intuitivo, responsivo (que se adapta automaticamente a diversos tamanhos de tela) e amigável. O SEO também entra como fator fundamental para o sucesso de seu e-commerce, pois é através dele que os mecanismos de buscas trarão sua loja como resultado de pesquisas para os usuários.

Pagamentos

Aqui entram dois atributos de extrema relevância na hora de garantir confiabilidade e segurança para que os clientes se sintam seguros em realizar a compra:

  • Opções de formatos de pagamento: facilite o checkout disponibilizando o maior número de opções viáveis e seguras para que a forma de pagamento não faça o cliente abandonar o carrinho por não dispor de algum meio. Embora o PIX tenha se tornado popular, muitas pessoas ainda sentem receio de utilizá-lo, por exemplo. Então, quanto mais formas de pagamento oferecidas, mais chances de efetivar a compra você terá.
  • Sistemas de segurança: garantir opções seguras de pagamento é ponto-chave para uma loja virtual se manter no mercado e obter sucesso de vendas. Escolha sistemas de pagamentos conhecidos, que tenham familiaridade com o público e que concedam segurança em todas as transações, seja via agentes de pagamento ou integração direta. Opte também por sistemas que contam com selos de segurança e ferramentas antifraude para garantir a segurança dos usuários ao inserirem os dados para pagamento.

Logística eficiente

Compras virtuais contam com prazos de entrega que precisam ser cumpridos com excelência para evitar reclamações e transtornos aos usuários. Conte com software de gestão de estoque e empresas parceiras para as entregas dos produtos adquiridos.

O que pode estar errado na minha loja, e qual a solução?

Muitos comerciantes consideram o abandono de carrinho como o vilão do e-commerce e buscam descobrir o que deu errado em toda a jornada para que aquele pênalti na cara do gol tenha sido perdido. A desistência da compra do item pode ocorrer por diversos motivos como: custo elevado do frete, informações complementares do produto, formulário de cadastro extenso e poucas opções de pagamento, entre outros. Por isso, a importância da otimização e testes em todas as etapas de implementação, garantindo que a jornada do consumidor seja efetiva e melhore suas vendas.

Mas não é só no checkout que as coisas podem dar errado. E para ter sucesso, é preciso encontrar um caminho de oportunidade para seu negócio.

Mas como fazer isso e alavancar de vez as vendas em seu e-commerce?

A chave para o sucesso é contar com parceiros experientes. Na Mindage por exemplo, nossos desenvolvedores e estrategistas trabalham nos projetos focados em otimização e segurança. Desenvolvendo sites e lojas para gerar alta performance, aconselhando sempre sobre os melhores caminhos e ações que devem ser tomadas.

Confira alguns pontos que trabalhamos aqui nos projetos e alguns que a empresa deve ter atenção, e que não podem falhar em sua loja virtual:

Falta de otimização no site

O primeiro passo para vender on-line será as pessoas encontrarem sua loja, seu produto e seus serviços. Por isso, a construção do site, conteúdo, URLs e toda a estrutura precisam estar otimizadas – processo conhecido como SEO – para que sua loja seja encontrada pelo Google e outros mecanismos de buscas. Alguns tópicos que auxiliam no bom posicionamento nos resultados são os conteúdos (otimizados e com tamanho ideal), uso estratégico de palavras-chave e uso de links internos e externos, que apontem sua loja como referência.

Experiência ruim de navegação

Para despertar o interesse de seus clientes acessarem as páginas de seu site, é preciso que a experiência deles seja positiva. Para isso, conte com templates intuitivos, que facilitem a busca pelo item desejado e que privilegiem a exposição dos produtos ou descrição dos serviços, de forma harmônica e organizada. Desenvolva uma boa experiência para seu consumidor e faça testes que ajudem a mapear sua jornada de compra virtual. Sites que não proporcionam uma boa experiência de navegação tendem a receber avaliações ruins, impactando negativamente outros possíveis clientes.

Problemas no pagamento

Vencida a etapa do abandono do carrinho, é a hora de efetuar o pagamento. É preciso garantir sistemas e plataformas confiáveis e possibilidades de escolhas seguras para que o consumidor efetue o pagamento, efetivando de fato a compra. Ao menor sinal de fraude, travamento ou divergência de informações, causará desconfiança e uma possível desistência por parte do cliente. Facilite o processo para que seja feito em um ou poucos cliques e com mecanismos confiáveis para segurança do consumidor.

Atendimento ruim e falta de suporte

Mesmo com um atendimento que deixa a desejar e um suporte não adequado, você pode até gerar uma compra, mas dificilmente terá uma recompra. Isso porque durante o processo de navegação, compra e entrega, pode haver diversas dúvidas ou problemas, pelos quais os consumidores irão buscar ajuda para solucionar. Garanta atendimento rápido para solução de dúvidas, suporte para casos de defeitos e pesquisas de satisfação a fim de aumentar a qualidade da experiência de compra através da melhoria contínua, que garantirá o sucesso de sua loja virtual. Do contrário, seu site pode ser mal avaliado e obter uma reputação ruim, refutando novos clientes.

Falta de plano de Marketing

Uma boa ferramenta para alavancar o e-commerce é contar com um plano de marketing que contemple o uso de outras ferramentas, como as redes sociais por exemplo, a fim de gerar divulgação e tráfego para o site.

Tendências para  2023

Com o comércio eletrônico ganhando cada vez mais força, somente criar um site não será suficiente para quem quer estar em dia com as tendências.

É preciso estar preparado para atender as necessidades do consumidor, garantindo uma experiência de navegação adequada, conteúdo otimizado e toda a parte administrativa funcionando corretamente.

Em 2023 ganharão força o omnichannel, tecnologia que integra diversos canais de venda, facilitando o processo; o voice commerce, que diz respeito às buscas por voz; o cashback que prevê retorno de parte do pagamento para o consumidor e o aumento do uso da inteligência artificial para otimização e aceleramento dos processos.

Mantenha seu site em dia para garantir mais vendas. Para isso, conte com a Mindage, empresa especializada em e-commerce com mais de 10 anos de experiência e especialistas de alto nível.

Entre os principais serviços, os clientes podem contar com:

  • desenvolvimento de e-commerce
  • otimização de sites (SEO)
  • monitoramento e análise de dados
  • gestão de tráfego pago
  • performance
  • criação de conteúdo

Conheça todos os serviços em: https://mindage.com.br/

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